Escrita por Matheus Mello (ContilNet)
A Federação de Agricultura e Pecuária do Acre (FAEAC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) realizaram na abertura da Expoacre 2024, neste sábado (31), um jantar com autoridades e produtores do estado.
O encontro teve a participação do presidente da Apex Brasil, Jorge Viana e o gerente de agronegócio da instituição, Laudemir Müller.
Durante o encontro, diversas pautas de suma importância para o desenvolvimento do Acre foram tratadas, entre elas: a exportação de bovinos para a China e a nova regulamentação sobre áreas livres de febre aftosa.
“Esse evento vem trazer uma discussão muito importante para os produtores que é a exportação de carne pra China, uma pauta que vem se alongando ao longo dos anos e que para nós vai refletir em aumento de ganho principalmente financeiro pro nosso produtor. A hora que abrir essa exportação para China, vai melhorar muito o ambiente de negócio e produção de bovinos no ar”, disse Edivan Azevedo, vice-presidente da FAEAC.
Ele aproveitou ainda para anunciar uma novidade em relação a parceria entre a instituição e o Ministério da Agricultura.
“A outra pauta que foi discutida aqui foi a questão do zoneamento da aftosa, das áreas livre de aftosa impostas pelo Ministério da Agricultura. E uma boa notícia que nós recebemos é que o Ministério já traz uma alternativa, uma solução para o problema: deixando cada estado responsável pelas suas ações. Isso é muito promissor pro estado do Acre. Nós já fizemos o dever de casa, nos tornando livre de aftosa, sem vacinação e com reconhecimento internacional. Isso garante que esse status seja permanente”, completou.
Rodrigo Pires, assessor institucional da FAEAC, lembrou da parceria firmada entre a instituição e as bancadas estaduais e federais do Acre.
“Essa interação acaba gerando novas frentes de trabalho, novas frentes de defesa pra incentivo do agronegócio em geral, então a longo prazo gera um engajamento do setor político e produtivo e uma visão de vocação única para o estado”.
O ex-senador e atual presidente da Apex Brasil, Jorge Viana, declarou que fez questão de participar do evento, justamente para apresentar os avanços do Acre, resultado do trabalho do governo federal.
Ele lembrou que só nos sete primeiros meses de 2024, o Acre já arrecadou mais de 56 milhões de dólares em exportações.
“Isso nunca tinha acontecido. Nem em um ano cheio tinha exportado isso. É resultado desse trabalho que o governo do presidente Lula está fazendo, dos produtores e do Estado do Acre como um todo”, disse.