Senar

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR)

Semeando o aprendizado por todo o Estado do Acre

VISÃO GERAL DA ORGANIZAÇÃO


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) é uma instituição criada pela Lei 8.315 de 23/1291, de direito privado mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e administrada por um Conselho Deliberativo Tripartite, composto por representantes do governo federal, das classes trabalhadoras e patronal rural e de execução descentralizada das ações de Formação Profissional Rural (FPR), Promoção Social (PS) e Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) de propriedades rurais. Possui área de atuação no ambiente do produtor/trabalhador rural e possibilita à comunidade mudanças com ofertas de Formação Profissional Rural, Atividades de Promoção Social, Ensino Técnico de Nível Médio, presencial e à distância e com um modelo de Assistência Técnica e Gerencial de propriedades rurais.

O Senar – Administração Regional do Acre prioriza a identificação dos resultados obtidos, os ganhos capitalizados pelos produtores e trabalhadores rurais, bem como o crescimento das ações da Entidade.

ATIVIDADES EDUCATIVAS DO SENAR


A Formação Profissional Rural realizada pelo Senar prepara as pessoas para as 
atividades econômicas do setor agrossilvipastoril, por meio da oferta gratuita de cursos e programas de qualificação profissional e de habilitação técnica de nível médio.

A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL


As capacitações e os treinamentos realizados pelo Serviço Nacional de 
Aprendizagem Rural propiciam às pessoas a aquisição de competências laborais, vinculadas, sobretudo, ao campo da atividade econômica primária e permitem a compreensão sustentável do processo produtivo. 

O modelo de formação profissional do Senar enaltece o processo educativo sistematizado, que se integra a diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia.

Os cursos e programas de formação inicial e continuada são organizados segundo as profissões definidas pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho. As linhas de ação são: agricultura, pecuária, silvicultura, aquicultura, extrativismo, agroindústria e atividades de apoio agrossilvipastoril e atividades relativas à prestação de serviço.

No campo da Promoção Social (PS), as ações têm caráter educativo, com a finalidade de contribuir na melhora da qualidade de vida do trabalhador rural, do produtor rural e de seus respectivos familiares, mediante a compreensão de oportunidades econômicas e o envolvimento social e cidadão. Para isso, são oferecidos conteúdos relativos à saúde, cultura, esporte e lazer, segurança no trabalho, preservação e conservação do meio ambiente, entre outros. 

A Administração Regional do Acre executa as ofertas de cursos a partir das necessidades identificadas de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS) dos municípios. As turmas são viabilizadas mediante parcerias com sindicatos rurais, associações de produtores, entidades de classe organizadas e instituições de ensino públicas e privadas.

MISSÃO, VISÃO E VALORES INSTITUCIONAIS


Missão:
realizar a Educação Profissional, a Assistência Técnica e as atividades de Promoção Social, contribuindo para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e de avanços sociais no campo.

Visão: garantir educação profissional rural de excelência, contribuindo para que o Brasil conquiste a posição de maior produtor de alimentos do mundo, com sustentabilidade ambiental e inclusão social. 

Valores: o Senar preza pelo bem-estar do homem do campo. Com isso, trabalhamos para organizar, administrar, executar e supervisionar em todo território, o ensino de formação profissional (ensino formal), assistência técnica e promoção social, além de promover a cidadania, a qualidade de vida e a inclusão social das pessoas do meio rural.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO


O Planejamento Estratégico adotado pelo SENAR/AR-AC está baseado na missão da instituição e nos objetivos e metas estabelecidos, voltados para ações de Formação Profissional Rural, Atividades de Promoção Social, Ensino Técnico de Nível Médio e de Assistência Técnica e Gestão da Propriedade Rural, através da Assistência Técnica e Gerencial.

As ações efetivas, voltadas para atingir os objetivos pontuados são estabelecidos pelo Plano Anual de Trabalho do SENAR/AR-AC (PAT), construído em parceria com os sindicatos rurais, secretarias municipais e estaduais, entidades não governamentais, entre outros parceiros que nas suas regiões de atuação realizam levantamento de demanda em colaboração com os agentes locais.

Rua Quintino Bocaiúva, 1779 

Bosque Rio Branco – AC

Segunda a Sexta – 7h30 – 12h

                                14h às 17h30

Assine nosso boletim

Notícias e atualizações sobre agricultura e pecuária no Acre diretamente no seu e-mail

© FAEAC - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS