Para contribuir com o desenvolvimento das comunidades rurais no Brasil, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Banco do Brasil firmaram a parceria intitulada Circuito Agro.
Evento de alcance nacional, o Circuito promove, através de uma série de encontros, o acesso à informação voltado aos produtores rurais. Na última quarta (21), foi realizado o 1º encontro deste ano no Acre, que reuniu a comunidade rural da cadeia produtiva de horticultura do município de Sena Madureira.
Assim, o objetivo principal é movimentar a economia de cada município, levando informações técnicas, gerenciais e de crédito rural aos produtores rurais para melhorar a gestão da atividade, e consequentemente aumentar os resultados econômicos.
Wymeson Teles da Costa, técnico de campo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar – AC, palestrou aos participantes sobre a cadeia produtiva de horticultura, bem como alinhar com os produtores quais as principais vantagens de investir nesse caminho do agro.
“Queremos que a comunidade rural entenda qual a importância das ações do Senar, principalmente no que diz respeito à Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), para auxiliá-la no desenvolvimento das propriedades, que vão gerar o aumento da qualidade dos produtos e impactar da qualidade de vida dos produtores rurais”, destacou o técnico de campo.
Entre os participantes do evento, estava a presidente do Sindicato Patronal rural de Sena Madureira, Maria Hoffman: “A gente precisa unir os produtores. Sabemos do potencial de cada um, mas o acesso à informação é de primordial importância para o crescimento das comunidades rurais. Então, quando temos parcerias como essa, voltamos para casa mais tranquilos, mais alegres, porque vemos que essas instituições estão pensando nos pequenos produtores.”
Jairo Martins, gerente da unidade de Sena Madureira do Banco do Brasil, representou a instituição e destacou que as portas estão sempre abertas para quem deseja saber mais sobre as linhas de crédito rural da instituição, bem como sanar dúvidas ligadas ao acesso a financiamentos e outros serviços que o banco oferece.
“É importante que a informação correta chegue onde precisa chegar, principalmente para os pequenos produtores, que são os mais necessitados de apoio. Com o investimento correto, e uma linha de trabalho planejada com assistência técnica e gestão da propriedade, a tendência é que ocorra um crescimento da produção, da qualidade, do lucro e da qualidade de vida”, disse Jairo.
Ao final do encontro, os participantes receberam certificados de participação, pluviômetros e também foi realizado um sorteio de brindes.