Na última quarta-feira, 27 de agosto, foi realizado o encerramento de turma da Assistência Técnica e Gerencial – ATeG (Projeto ATeG + Agro), na cadeia produtiva de horticultura, em Plácido de Castro. O evento aconteceu na sede da Associação de Pescadores do município, reunindo produtores rurais atendidos pela iniciativa em um momento de muita emoção e troca de experiências.

Mais do que resultados, o encontro celebrou o esforço, a dedicação e as conquistas de cada produtor ao longo da jornada, com depoimentos emocionados destacando a atuação do técnico de campo, Gamaliel Robson da Silva, e da equipe do Senar – Acre.

“Fui acompanhada pela ATeG desde o início e, durante os dois anos em que participei, tive uma experiência muito positiva como produtora rural. A minha propriedade já produzia antes, mas com a ATeG consegui alcançar muito mais produtividade. Recebi orientações valiosas sobre o que utilizar, como utilizar e a forma correta de aplicar o adubo, tanto químico quanto orgânico. Esse acompanhamento foi muito importante para mim e para todos nós produtores.” – Zilane Campelo de Abreu, produtora rural

Para Gamaliel Robson da Silva, técnico de campo do Senar – AC que atendeu a turma de horticultores, a evolução nas propriedades é mais do que nítida: “Houve grande desenvolvimento, uso de técnicas complementares, melhoria da produção, escoamento da produção e vendas. Os produtores conseguiram criar novos métodos e atingir novos mercados, garantindo um crescimento bem vantajoso em relação às vendas.”

Para Dailan Pinheiro, supervisor técnico da ATeG, o projeto teve grande importância para a gestão das propriedades. “Concluímos dois anos de atendimento de suma importância, como os próprios produtores reconheceram. Foram dois anos de muito trabalho, avanços tecnológicos dentro da propriedade e também na criação de zelo pela parte gerencial, muitas vezes esquecida, especialmente em pequenas propriedades como as atendidas na cadeia da horticultura. Os produtores entenderam a relevância do projeto ATeG durante esse período.”

O evento reforçou que a ATeG sempre vai muito além de técnicas de produção: é também sobre gestão, inovação e valorização do trabalho rural, preparando os produtores para enfrentar desafios e conquistar melhores resultados em suas propriedades.
