A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar – AC marcou presença no município de Senador Guiomard. Em evento na Escola Elzira Angélica do Nascimento, foi realizado no dia 31 de outubro o encerramento de Ciclo ATeG na cadeia produtiva da mandiocultura, que beneficiou grupo de 25 produtores rurais da região.
Durante o encerramento, também foi realizado o último encontro do Circuito Agro 2024. Este ano, foram realizados quatro encontros nos municípios de Sena Madureira, Bujari, Porto Acre e Senador Guiomard.
O Circuito promove, através de uma série de encontros, o acesso à informação sobre crédito rural e outros assuntos financeiros, sendo esta ação voltada especificamente para produtores rurais.
Assim, o objetivo principal é movimentar a economia de cada município, levando informações técnicas, gerenciais e de crédito rural aos produtores rurais para melhorar a gestão da atividade, e consequentemente aumentar os resultados econômicos.
Stefanye Torres, engenheira agrônoma e coordenadora de ATeG do Senar – AC: O Circuito Agro e os encerramentos dos ciclos de ATeG foram a combinação perfeita. A assistência técnica tem um ciclo de 24 meses (dois anos), e ao longo desse período, acompanhamos a evolução das propriedades e da qualidade de vida dos produtores rurais. Pensamos em casar estas ações, reunindo o grupo da ATeG para ter acesso às informações do Banco do Brasil que dizem respeito ao crédito rural e tantos outros serviços ligados às comunidades rurais.
Romanti Reis, gerente geral da agência do BB em Senador Guiomard: O Circuito vai ao encontro do propósito do banco. Com essa parceria com o Senar, podemos ter mais contato com a realidade rural, e entender precisamente os anseios dos produtores rurais. O banco entra com o crédito, e o Senar com a assessoria técnica. Uma parceria que tem tudo para dar certo por muitos anos.
Jorge Luiz Melo, engenheiro agrônomo e técnico de campo do Senar: A ATeg leva o conhecimento para o produtor, principalmente o gerencial, para que ele entenda que a propriedade rural é a empresa dele. Entender receitas, despesas, como sempre melhorar para aumentar a qualidade da produção e, consequentemente, o lucro e a qualidade de vida. A parceria do Circuito Agro veio somar com essa ação, trazendo informação para quem precisa.
Marciano Pereira da Silva, produtor da cadeia produtiva de mandiocultura: Trabalhar com a equipe do Senar foi transformador. Hoje trabalhamos num patamar de escala de produção, e isso também foi graças ao excelente acompanhamento do técnico Jorge Luiz. Por nós, o atendimento poderia durar mais tempo. Toda a comunidade ficou agradecida pela assistência que nos foi destinada.